sexta-feira, 18 de março de 2016

Igreja Renascer em Cristo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Renascer em Cristo)

Igreja Apostólica Renascer em Cristo
OrientaçãoEvangélica
(Neopentecostal)
FundadorEstevam e Sônia Hernandes
OrigemSão Paulo1986.
SedeSão Paulo Brasil
Número de igrejas1 500
Igreja Apostólica Renascer em Cristo é uma igreja evangélica neopentecostal fundada em São Paulo, em 1986, por Estevam Hernandes e Sônia Hernandes. A Igreja Renascer possui uma emissora de TV, a Rede Gospel, uma gravadorarede de rádio, uma editora e uma linha de confecções; no Brasil há cerca de 600 templos e mais de dois milhões de seguidores.[1] [2] A Renascer é a segunda maior denominação neopentecostal brasileira.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, as reuniões eram feitas no apartamento do casal, sendo posteriormente alugado um salão, num piso superior do edifício onde se encontrava a Pizzaria Livorno, na rua Vergueiro, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Com o aumento do número de membros, foi disponibilizado um espaço na Igreja Evangélica Árabe de São Paulo, ainda na Vila Mariana. O foco principal era em cultos para jovens. Após um rápido crescimento, é adquirido um prédio na Avenida Lins de Vasconcelos, onde seria erguida a sede internacional, com capacidade para cinco mil pessoas.
Classificada como neopentecostal, a igreja utiliza a designação "Apostólica" por acreditar na existência da figura do apóstolo como um cargo eclesiástico válido na atualidade. Fundou a CIEAB (Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil), entidade que congrega as igrejas que aceitam essa doutrina.
A cada início de ano, durante o culto da virada, o apóstolo Estevam anuncia a palavra profética que servirá como base das ministrações e bênçãos daquele ano que se inicia: 1997: Ano das Portas Abertas; 1998: Ano da Porção Dobrada; 1999: Ano da Grande Pesca; 2000: Ano da Ressurreição; 2001: Ano da Restituição; 2002: Ano da Promessa; 2003: Ano de José; 2004: Ano de Neemias; 2005: Ano de Josué; 2006: Ano de Isaque; 2007: Ano de Elias; 2008: Ano de Ester; 2009: Ano de Davi; 2010: Ano de Pedro; 2011: Ano de Abraão, 2012: Ano de Mateus, 2013: Ano de Joel, 2014: Ano de Calebe, 2015: Ano de Daniel, 2016 Ano de Israel.

Meios de comunicação[editar | editar código-fonte]

A igreja é conhecida também por pregar suas crenças religiosas através de programas e clipes de música gospel no Brasil; o grupo musical de louvorRenascer Praise é um grupo que participa da harmonia da igreja dia a dia nos cultos com músicas e cantores. A Renascer em Cristo possui o canal evangélico a Rede Gospel de televisão e uma rede de rádio, a Gospel FM, em São Paulo Possui a maior torre de televisão de São Paulo, localizada entre a travessa da Consolação e a Avenida Paulista.[carece de fontes] Em 1999, a Rede Manchete estava passando por uma grave crise. Em janeiro daquele ano, aBloch Editores, proprietária da Manchete, resolveu fazer um acordo com a Igreja Renascer. O ministro das comunicações da época, Pimenta da Veiga, reprovou o acordo. Alguns dias depois, a Renascer disse que não ia pagar as dívidas da Manchete, ferindo o acordo. Após um mês de muita tensão Bloch X Renascer, o acordo foi rompido
Através da Fundação Renascer, a Igreja desenvolve vários projetos de assistência social, tais como asilos[carece de fontes]centros de recuperação[carece de fontes], e orfanatos[carece de fontes], , que são mantidos através de doações dos gideões (simpatizantes e membros que colaboram mensalmente com uma quantia para a manutenção e expansão dos projetos da Igreja).
A igreja iniciou um movimento, designado de Marcha para Jesus. Paralelamente, terão sido também reunidas cerca de um milhão de pessoas em Salvador e outros milhares de pessoas em outras cidades do Brasil. O evento acontece também em outras cidades do mundo. É também realizadora de outros eventos que acontecem anualmente, como o SOS da Vida Gospel Festival, que apresenta shows gospel de vários estilos musicais, reunindo um grande número de jovens[carece de fontes], gravação do Renascer Praise. Realiza também o Encontro Nacional de Homens, o Encontro Nacional de Mulheres e a Conferência Apostólica Internacional [4] . A Igreja Renascer é detentora dos direitos da marca "Gospel" no Brasil. O líder Estevam Hernandes, o gospel no Brasil começou a ter uma autonomia na midia especifica, gerando o grande crescimento de músicas, bandas e gravadoras que seguem este estilo.
Controvérsias Os líderes da Igreja Renascer em Cristo foram considerados inocentes no processo movido contra eles sob a acusação de comandarem uma “organização criminosa” que faria lavagem de dinheiro através das doações dos fiéis. O advogado do casal, Luiz Flávio Borges D’Urso, comemorou a decisão da primeira turma do Supremo Tribunal Federal, que emitiu um Hábeas Corpus com a decisão unânime de encerrar o caso.

Inocentes de todas acusações em 2012[editar | editar código-fonte]

Casal foi inocentado pelo STF com unanimidade pelos cinco ministros de criar uma organização criminosa, desvio de dinheiro, lavagem de dinheiro e estelionato.
Os líderes da Igreja Renascer em Cristo foram considerados inocentes no processo movido contra eles sob a acusação de comandarem uma “organização criminosa” que faria lavagem de dinheiro através das doações dos fiéis.
O advogado do casal, Luiz Flávio Borges D’Urso, comemorou a decisão da primeira turma do Supremo Tribunal Federal, que emitiu um Hábeas Corpus com a decisão unânime de encerrar o caso.
Luiz Flávio Borges D’Urso afirma que a decisão “traz efeito sobre todos os processos relacionados a ‘organização criminosa’. O Supremo entendeu que não existe essa figura ‘organização criminosa’ na legislação. É uma decisão histórica”, comemorou o advogado, que também trabalha como advogado da família Matsunaga, no Caso Yoki, em que Elize Araújo Kitano Matsunaga confessou o esquartejamento de seu marido, o executivo Marcos Matsunaga.
Prisão nos EUA
O casal  Estevam e Sônia Hernandes foi condenado a prisão nos Estados Unidos por ocultar dinheiro na bagagem, quando desembarcaram em Miami, em janeiro de 2007. Acompanhados de dois filhos e três netos, portavam 56.400 dólares escondidos em uma mala, uma mochila, um porta-CDs e um exemplar da Bíblia [5] Foram acusados de dois crimes, lavagem de dinheiro e declaração falsa em documento público. Foi o segundo crime que complicou a vida do casal. Pela entrada ilegal de dinheiro cada um pagou 100.000 dólares de fiança. Porém a declaração falsa é crime inafiançável. Estevam cumpriu pena até 29 de dezembro de 2007. Pela proposta de seus advogados, aceita pela justiça americana, enquanto um membro do casal cumpria pena, o outro poderia cuidar da família. Sonia se apresentou à Justiça daquele país no dia 21 de janeiro de 2008 para cumprir seu período de reclusão[6] .


Nenhum comentário:

Postar um comentário