sexta-feira, 18 de março de 2016

Banco Econômico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Banco Econômico
TipoEmpresa de capital fechado
IndústriaServiços financeiros
GêneroPrivada
Fundação1834 (182 anos)
Encerramento1995
Sede SalvadorBahia Bahia Brasil
ProdutosBancos
Sucessora(s)Banco Excel-Econômico
Banco Econômico foi um banco brasileiro. Com sede em Salvador, fundado em 1834, era o banco privado mais antigo do Brasil quando sofreu intervenção pelo Banco Central do Brasil. O Banco Econômico foi uma das instituições financeiras que quebraram após a implantação do Plano Real em 1994.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado em 13 de julho de 1834, por 171 cidadãos baianos, com a denominação Caixa Econômica da Bahia, com sede na Rua do Açouguinho, número 1 em Salvador.[1] A sede mais tarde foi transformada no Memorial do Banco Econômico, formado pelo Museu Eugênio Teixeira Leal, a Biblioteca Innocêncio Calmon e o Arquivo Histórico,que sobrevivem até os dias de hoje.[1]
O lema do Banco era "Economia, Perseverança e Socorro nas Dificuldades”.[2]
Em 1968 incorporou o Banco Meridional, antes Banco Sinimbu, com agências em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.[3]
Apesar de receber ajuda do governo através do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), acabou sofrendo intervenção em 1995 e entrou em liquidação judicial em 1996. O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer) foi criado na década de 1990 para socorrer os bancos viciados na ciranda financeira dos tempos de hiperinflação que sofriam com os efeitos da estabilização econômica, como oBanco Nacional e o Banco Econômico. Os técnicos do Banco Central do Brasil sustentaram ter encontrado indícios de maquiagem no balanço contábil do Econômico, assim como desvio de recursos da instituição para outras empresas dos controladores.[4] Parte do banco foi então incorporada pelo Banco Excel, que passou a se chamar Banco Excel-Econômico. Posteriormente, em agosto de 1998, o conjunto foi incorporado pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria e em 2003 ao Bradesco.[2] Seu ex-controlador, Ângelo Calmon de Sá, foi processado por gestão fraudulenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário